O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neuropsiquiátrico comum que afeta crianças e adultos. Os sintomas principais incluem:

  1. Desatenção: dificuldade em prestar atenção em detalhes, dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades, dificuldade em seguir instruções, dificuldade em organizar tarefas e atividades, tendência a   perder objetos e distração com estímulos irrelevantes.
  2.  Hiperatividade: agitação motora excessiva, dificuldade em permanecer sentado, falar excessivamente, dificuldade em esperar a sua vez e interrupção frequente de outras pessoas.
  3. Impulsividade: dificuldade em controlar impulsos, impaciência, agir sem pensar nas consequências, interromper outras pessoas, agir sem considerar as consequências e dificuldade em aguardar a vez.

O TDAH é comumente dividido em três subtipos principais, de acordo com os sintomas predominantes:

  1. TDAH predominantemente desatento: sintomas predominantes de desatenção, mas sem sintomas significativos de hiperatividade-impulsividade.
  2. TDAH predominantemente hiperativo-impulsivo: sintomas predominantes de hiperatividade-impulsividade, mas sem sintomas significativos de desatenção.
  3. TDAH combinado: sintomas significativos de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Existem diferenças na apresentação do TDAH entre meninos e meninas. Os meninos são mais propensos a apresentar sintomas de hiperatividade-impulsividade, enquanto as meninas são mais propensas a apresentar sintomas de desatenção.

As meninas com TDAH muitas vezes passam despercebidas, já que podem não exibir comportamentos hiperativos ou impulsivos, mas podem exibir sintomas de desatenção, como dificuldade em prestar atenção em detalhes, desorganização, dificuldade em seguir instruções e dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades. As meninas também podem ser mais propensas a internalizar seus problemas e a se preocupar com suas dificuldades acadêmicas ou sociais, o que pode levar a problemas emocionais como ansiedade ou depressão.

Os meninos com TDAH, por outro lado, muitas vezes exibem sintomas mais evidentes de hiperatividade e impulsividade, como agitação motora excessiva, dificuldade em permanecer sentado, falar excessivamente, impaciência e dificuldade em aguardar a vez.

É importante lembrar que essas diferenças de gênero são apenas tendências e que o TDAH pode se manifestar de maneira diferente em indivíduos diferentes, independentemente do gênero.

Em adultos os sinais comuns de TDAH podem incluir:

  1. Dificuldade em manter a atenção e concentração em tarefas, especialmente aquelas que são tediosas ou não são interessantes;
  2. Desorganização e dificuldade em manter a rotina;
  3. Problemas com a gestão do tempo e procrastinação;
  4. Impaciência e dificuldade em seguir instruções;
  5. Atrasos frequentes em compromissos de trabalho;
  6. Oscilações de humor abruptas;
  7. Dificuldade em lidar com pressão e estresse;
  8. Problemas com a memória de curto prazo;
  9. Dificuldade em permanecer motivado e em completar tarefas;
  10. Comportamentos impulsivos;
  11. Dificuldade em manter relacionamentos duradouros;
  12. Autoestima baixa e falta de autoconfiança;
  13. Problemas com a tomada de decisões.

Mesmo na ausência de um transtorno específico da aprendizagem, o TDAH pode afetar negativamente o desempenho acadêmico ou profissional de um indivíduo. O TDAH pode resultar em déficits neurocognitivos em várias áreas, incluindo memória de trabalho, troca de tarefas, variação no tempo de reação, inibição de resposta, vigilância, planejamento e organização.

Esses déficits podem afetar a capacidade do indivíduo de realizar tarefas com eficiência, de concentrar-se durante as aulas ou durante o trabalho, de seguir instruções ou organizar e planejar seu trabalho. Esses problemas podem ser particularmente problemáticos em situações em que é necessário processar informações rapidamente ou trabalhar com várias informações simultaneamente.

Além disso, o TDAH também pode afetar a capacidade do indivíduo de regular suas emoções, o que pode levar a problemas sociais e emocionais. Por exemplo, indivíduos com TDAH podem ter dificuldade em controlar seus impulsos, o que pode levar a comportamentos impulsivos e desafiadores, como interromper os outros durante as conversas ou tomar decisões impulsivas.

É importante lembrar que o TDAH é um transtorno complexo e que os sintomas e as manifestações variam amplamente entre os indivíduos. O diagnóstico preciso do TDAH requer uma avaliação cuidadosa por um profissional de saúde mental qualificado, que levará em consideração o histórico clínico e o perfil de sintomas do indivíduo. O tratamento do TDAH pode incluir terapia comportamental, terapia medicamentosa ou uma combinação de ambos.